fbpx

Tomar banho após refeição realmente faz mal? Entenda

Autor(a):

Tomar banho após refeição realmente faz mal? Muitas pessoas acreditam que a prática de tomar banho após a ingestão de uma refeição pode ser muito perigoso. Portanto, a ciência explica que não tem nenhum problema comer e tomar banho logo em seguida.

Anúncios

Uma época em que é comum ouvir as mães falarem isso é quando somos crianças. Contudo, a ciência explica que o que acontece é o seguinte: quando a refeição é finalizada, o nosso organismo prioriza o processo de digestão dos alimentos. Assim, as funções relacionadas ao metabolismo e oxigênio agem no sistema digestivo.

Veja como funciona 

Portanto, esse processo ocorre porque o cérebro aumenta o  fluxo de sangue nos músculos do sistema digestivo. Ou seja, acontece a concentração do sangue e do oxigênio nesta região para que aconteça o processo de digestão.    

Anúncios

Então, o principal problema não é tomar banho após a ingestão das refeições. Na verdade, o que ocasiona o mal é a prática da atividade física intensa logo após a ingestão de alimentos.

Quando a pessoa inicia uma atividade física logo após fazer uma refeição, como tomar banho de mar ou se agitar de forma excessiva, consequentemente nossos músculos entendem que é necessário requerer mais sangue para oxigenar o cérebro. Dessa forma, o nosso organismo interrompe o processo de digestão para distribuir mais oxigênio e sangue  aos outros sistemas envolvidos no exercício.

Portanto, na hora que acontece a interrupção, consequentemente ocasiona o mal estar. Por fim, geralmente, os mais comuns são a indigestão e a azia, enjôos, entre outros.

Porém, um banho normal no chuveiro do seu banheiro após as refeições não vai causar nenhum mal. Nosso corpo tem a capacidade de conciliar diferentes funções enquanto faz a digestão, portanto é preciso ter  alguns cuidados, principalmente com crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *