fbpx

Saiba tudo que pode estimular a produção ou inflamação das espinhas

Autor(a):

A acne é uma inflamação que ocorre quando há uma produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Apesar de ocorrer mais na época juvenil, também afeta os adultos. Geralmente, surgem no peito, nos ombros, nas costas e no rosto. 

Anúncios

Uma pele acneica afeta nossa autoestima. Por isso, é recomendado durante o skincare usar uma solução antiacne para ajudar a diminuir a oleosidade na pele, umas das causadoras dessa dermatose. Quer saber como cuidar e prevenir o aparecimento das espinhas? Continue a leitura a seguir e confira algumas dicas.

Causadores da acne

A oleosidade é um dos fatores mais comuns que contribui para desenvolver acne. No entanto, existem outras causas, entre elas estão: 

Anúncios

  • a má alimentação;
  • a exposição solar excessiva sem o protetor solar;
  • não remover a maquiagem antes de dormir;
  • o estresse; 
  • a ansiedade;
  • a alteração de humor;
  • período gestacional;
  • desequilíbrio hormonal;
  • efeitos colaterais dos medicamentos.

Esses fatores influenciam no aparecimento delas nas regiões das costas, rosto, braços e peito. As bactérias presentes na nossa pele se aproveitam para se multiplicar, inflamando o local, desencadeando nas erupções, manchas vermelhas e pus. 

Não podemos deixar de mencionar que a genética também colabora muito para o surgimento e para os tipos de acne. Avaliar o histórico familiar vai ajudar a entender se há chances de ocorrer um quadro de pele acneica. 

Existem estudos que chegaram à conclusão de que quando estamos estressados ou ansiosos, nosso organismo libera uma substância chamada cortisol, responsável por estimular a produção de hormônios androgênios e de óleo pelas glândulas sebáceas, o que resulta no aparecimento de acne. 

Cuidados com a pele acneica

Para evitar alguns problemas com espinhas inflamadas, não esprema os cravos e as espinhas, pois as mãos sujas podem infeccionar ainda mais a região, além de machucar a pele, pode deixar marcas.

Crie o hábito de lavar o rosto duas vezes ao dia, utilize um sabonete próprio, principalmente os produtos que contém na composição ácido salicílico e zinco ajudam a reduzir o problema. No entanto, não exagere, já que lavar muitas vezes retira a oleosidade e pode provocar o efeito rebote. Assim, veja mais sobre quais cuidados tomar.

Evite aplicar cosmético

Aplicar cosméticos em cima da espinha pode agravar a situação, isso porque o produto pode entupir os poros, mantendo as substâncias inflamatórias presas, assim como as sujeiras da poeira e do sebo. Atenção ao passar algum creme no rosto, para não passá-lo por cima da acne.

Não utilize maquiagem

Enquanto a espinha estiver inflamada, evite utilizar maquiagens, pois assim como os cremes, ela pode tapar os poros piorando a inflamação. Devido ao sebo ficar retido dentro da pele, prejudica mais a situação, causando infecções mais graves. Em ocasiões que faz necessário o uso da maquiagem, lembre-se de sempre remover toda a maquiagem antes de dormir, não deixe resquícios na pele.

Limpeza na pele diária

A limpeza é necessária seja em qualquer inflamação. Portanto, com as espinhas tenha a mesma rotina de higienização, utilizando produtos específicos, pois eles são desenvolvidos para deixar a pele do rosto livre das impurezas da poluição. 

Aprenda a tratar as espinhas antes e depois, a melhor forma de preveni-las é lavar, uma vez que vai reduzir as impurezas, mas cuidado com o excesso de lavagem, pode ocasionar um efeito contrário estimulando que a glândula produza mais sebo e aumente a inflamação da área.

Leia também:
Como preparar a parede antes de pintar?
Empreendedorismo de impacto – Como criar negócios lucrativos e sustentáveis
7 Dicas Para Melhorar A Sua Produtividade No Trabalho

Escolha o protetor solar adequado

Antes de comprar um protetor, verifique se ele tem na composição a indicação oil free, em tradução livre, sem óleos. O produto oleoso em uma pele acneica vai agravar, caso tenha uma espinha inflamada. Contudo, escolha um filtro solar compatível com o seu tipo de pele, o importante é manter sua cútis protegida. Não esqueça que em cima da região inflamada não se deve passar nada.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *