Ter um animal de estimação em casa é sinônimo de muita alegria, mas também de muita responsabilidade, até porque se trata de um ser vivo que precisa ser devidamente cuidado. Isso inclui oferecer uma alimentação equilibrada utilizando, por exemplo, rações premium, além de carinho e atenção às suas necessidades. Nesse sentido, é possível saber se o seu pet está saudável e feliz?
A resposta é sim! A partir de uma observação comportamental, você consegue perceber se o bem-estar do seu cachorro ou gato está em dia. Veja a seguir como analisar esses sinais.
Comportamentos que indicam que o seu pet está bem
Postura
Um dos aspectos mais visíveis para saber se o seu pet está saudável e feliz é a sua postura. No caso dos cães, quando o corpo se mantém relaxado a maior parte do tempo, incluindo a cauda e as orelhas, é muito provável que ele se sinta bem. Essa expressão também aparece no rosto, com a boca aberta ou semi-aberta.
O mesmo vale para os gatos. A diferença está nos detalhes: os felinos costumam demonstrar que estão relaxados quando se deitam sobre as próprias patas. Além disso, ao caminharem com a cauda ereta com a ponta levemente curvada eles também estão indicando que se sentem bem e felizes.
Apetite
Cada animal tem um apetite próprio, independentemente da espécie – alguns são até mais gulosos que outros, cabendo ao tutor definir a quantidade adequada de ração oferecida ao longo do dia.. Fato é que, quando o pet está com a saúde em dia, ele come normalmente e nos horários determinados pelo tutor.
Se o cachorro ou gato começa a apresentar falta de apetite, porém, pode ser um sinal de que eles não estão bem. Isso pode acontecer tanto como um sintoma de algum problema de saúde quanto como uma certa rejeição à ração nova. Em todo caso, é interessante investigar a raiz do problema com um veterinário.
Independência
A independência do pet em relação ao dono também é um fator importante para saber se ele está saudável e feliz. Os gatos, por exemplo, tendem a ser mais altivos que os cães, sendo esta uma característica um pouco mais forte nessa espécie.
O contrário, porém, precisa ser observado com cautela. Quando o animal se torna extremamente dependente do tutor, seguindo-o a todo instante, pode ser que ele esteja sofrendo com ansiedade de separação, algo que precisa ser tratado para que o pet fique bem mesmo quando você não estiver por perto.
Sono
Tanto cães como gatos tendem a dormir bem, seja com pequenos cochilos ao longo do dia como também à noite. A diferença é que se há excesso ou falta de sono pode ser que seu pet esteja sofrendo de estresse, depressão ou alguma doença, e por isso, deve ser levado ao veterinário.
Vale lembrar que esse aspecto deve considerar o comportamento habitual do animal, porque alguns pets tendem a dormir por mais tempo – como é o caso de filhotes e idosos. É a partir disso que você saberá se o sono do seu cão ou gato está normal, ou não.
Leia também:
Quanto Ganha um Profissional de Banho e Tosa?
WhatsApp GB: O que é? Para que serve? Funções?
Linhas do pulso – O que pode revelar sobre sua sorte e futuro?
Brincadeiras
Por último, mas não menos importante, outro indício de que o seu bichinho está com a saúde e bem-estar em dia é a movimentação em relação a brincadeiras – que podem acontecer tanto na presença como na ausência do tutor.
Lembre-se que cada espécie tem suas próprias preferências quanto aos brinquedos, mas, de modo geral, se divertem com atividades que remetem ao ato de caçar. A apatia em cães e gatos, por sua vez, não costuma ser normal e pode indicar que seu pet está doente.