O sensor de umidade foi desenvolvido para conseguir identificar as variações de umidade do solo e também do ar, com possibilidade de aplicação em Arduino Nano. Por conta disso, é considerado uma ferramenta essencial para a otimização dos processos realizados na área da agricultura.
Monitorar e controlar a umidade de um solo é uma tarefa fundamental na agricultura. Por isso, esses sensores são utilizados em todas as técnicas que desempenham irrigação do solo. No caso da umidade do ar, esses sensores se tornam importantes para controlar a quantidade de umidade, processo importante para indústrias de produtos químicos e alimentícias. Assim, saiba mais sobre esses sensores a seguir.
O que é um sensor de umidade?
Os chamados sensores de umidade são equipamentos responsáveis por identificar a umidade do solo, do ar e também a temperatura de um ambiente. Os dados recolhidos por esse aparelho são exibidos por meio de um display. Esses sensores podem ser usados em qualquer ambiente, seja ele fechado ou ao ar livre.
Esse sensor é compatível com o Arduino nano e é encontrado com preços acessíveis. Ele foi desenvolvido com a possibilidade de uso simplificado e prático. São vendidos em módulos capazes de mostrar quando o solo está seco (nível alto) ou quando está úmido (nível baixo). Além disso, também é possível ajustá-lo com saída digital “D0” ou saída analógica “A0”.
Para que serve?
Os sensores de umidade medem e acompanham as condições de temperatura de algum ambiente, seja ele no solo ou no ar. No caso da medição do ar, esses sensores podem auxiliar a indústria a manter suas atividades, evitando que produtos estraguem e tenham que ser destacados, gerando altos gastos para a empresa. Por exemplo, na área da fabricação de injetáveis, mudanças na temperatura podem comprometer a qualidade do produto e trazer riscos às pessoas que os utilizam.
No solo, o sensor também é muito necessário. A umidade do solo tem grande influência direta nas plantações, sendo um dos elementos responsáveis pelo clima de toda uma região. Além disso, conhecer a umidade de determinado lugar pode auxiliar no corte de gastos com energia e água.
Como funcionam os sensores de umidade?
Sensores de umidade funcionam por meio de dois eletrodos que foram desenvolvidos para carregar correntes elétricas pelo solo e, assim, determinado sua umidade relativa por meio de uma comparação com a resistência. Esse aparelho consegue determinar a umidade pois a água é um elemento que diminui a resistência, já solos secos conduzem a corrente elétrica com mais dificuldade.
Além do solo, esses sensores também podem mensurar qual a umidade do ar. Por esse motivo, torna-se um equipamento essencial para bares, farmácias, hospitais, restaurantes, ou qualquer outro estabelecimento que trabalhe com o armazenamento de produtos que a umidade pode comprometer.
O sensor encontrado na Eletrogate é considerado um dos mais procurados do mercado. Com ele, torna-se possível o ajuste do potenciômetro para regular a saída digital. Também pode-se optar por uma saída analógica para uma resolução mais precisa. Para isso, basta conectá-lo a um Arduino.
Tipos de sensores de umidade
Hoje, é possível se deparar com dois tipos de sensores de umidade: o sensor analógico e o sensor digital. Ambos se diferenciam apenas um do outro. No caso do analógico, os aparelhos são feitos com um invólucro de vidro, mas também são encontrados em cerâmica.
Neles, é possível encontrar um polímero desenvolvido para liberar ou barrar a atividade da água. Essa peça é, geralmente, ligada a um circuito elétrico com a finalidade de alterar cargas elétricas conforme a água retida.
No caso do aparelho digital, sua formação é feita apenas com dois microssensores calibrados. Com eles, é possível retirar os dados e convertê-los para o digital. Isso é possível porque o sensor digital é equipado com um chip em seu circuito.
Onde encontrar BC547 e arduino mega?
Na Eletrogate, loja especializada em componentes eletrônicos, é possível encontrar o BC547 e o Arduino Nano e Mega em ótimos preços e qualidade. Além disso, a loja também disponibiliza o melhor modelo de sensor de umidade para solo e ar. Tudo é vendido com nota fiscal e possibilidade de Suporte Técnico.
Sensores de umidade parecem complexos, mas, na verdade, são aparelhos fáceis de se manusear, basta um conhecimento básico. Esses aparelhos são de grande ajuda para diversos setores atuais, principalmente da saúde, alimentação e agricultura.
Para encontrá-los em preços acessíveis e boa qualidade, basta acessar a Eletrogate. Além do aparelho, também é possível encontrar apostilas e kits DIY para desenvolver o conhecimento sobre componentes eletrônicos e suas aplicações.