Não á duvidas que parece uma típica cena de filme de terror: um cadáver com cabelos compridos e unhas bem grandes. Afinal, quem não ouviu a história de nossos cabelos e unhas crescem após a morte? Mas, essa história é verdadeira?
No entanto, como acontece em muitos mitos da ciência, os especialistas nem sempre concordam uns com os outros. Pois, para alguns, a história é pura bobagem: um grupo de cientistas americanos afirma que a impressão de que cabelos e unhas continuam a crescer é transmitida pela retração da pele após a morte.
Cadáveres com unhas e cabelos compridos podem ser vistos em filmes de terror e até mesmo nos vídeos, como o “Thriller” de Michael Jackson. Mas, as unhas e os cabelos continuam a crescer depois que morremos? De acordo com o Dr. Aldo Toschi, consultor da Academia Brasileira de Dermatologia, sim.
Unhas e cabelos podem continuar a crescer por um tempo após a morte porque essas células sobrevivem a parada cardíaca ou morte cerebral. Isso ocorre porque as células sobrevivem à parada cardíaca ou à morte cerebral. “A morte celular dependerá de reservas próprias e de intoxicação por acúmulo de detritos não removidos com a parada da circulação sanguínea”, explicou.
Como resultado, tecidos como pele, unhas e cabelos podem continuar a produzir por algum tempo após a morte, até que as reservas do corpo se esgotem. No entanto, cada célula tem uma vida útil diferente. Portanto, é impossível determinar por quanto tempo barbas, unhas e cabelos continuarão a crescer.