fbpx

Como cadastrar currículo – Tire suas dúvidas e consiga emprego!

Autor(a):

Mesmo antes da pandemia, os currículos em papel estavam se tornando uma ferramenta obsoleta e agora, devido à situação atual, as empresas maiores realizam todos os processos de recrutamento online.

Anúncios

Como resultado, os recrutadores estão confiando fortemente nos bancos de dados das principais plataformas de emprego e locais de trabalho para procurar candidatos em potencial.

Nesta peça, destacamos o funcionamento interno de alguns desses serviços e fornecemos orientações sobre como otimizar seu registro para melhor visibilidade e como evitar imprecisões no preenchimento de formulários. Tire todas as suas dúvidas a respeito de como cadastrar currículo neste artigo. Então, continue lendo para saber mais!

Anúncios

Site da empresa (trabalhe conosco/ envie seu currículo)

Se uma empresa possui um sistema de recrutamento interno, seu site é uma excelente ferramenta para atrair potenciais candidatos. Fique atento a quaisquer postagens de emprego ou links “trabalhe conosco” onde você pode enviar seu currículo atualizado. É uma ótima maneira de causar uma impressão duradoura e chamar a atenção dos gerentes de contratação.

Site de consultoria de Recrutamento

Berto explica que as consultorias de recrutamento e seleção atendem a diversas empresas em vários setores. Uma vez cadastrado, seu perfil passa a fazer parte de um extenso banco de talentos que abre portas para inúmeras oportunidades em diferentes setores e funções. Além disso, as consultorias de recrutamento costumam ser a principal fonte de financiamento para cargos críticos, como gerência sênior, diretoria e membros do conselho, ou funções técnicas altamente especializadas, como engenheiro de aplicação para bombas de óleo. É aconselhável investir tempo na pesquisa de consultorias que se alinham com seus objetivos de carreira e compartilhar seu currículo com eles para aumentar suas chances de conseguir o emprego desejado.

Por indicação de alguém

As empresas geralmente incentivam referências internas para vagas de emprego, pois podem servir como referências profissionais valiosas. Os funcionários que recomendam um colega geralmente têm um bom entendimento da cultura da empresa e dos requisitos para o trabalho, tornando-se uma situação vantajosa para todos os envolvidos. Portanto, indicações para vagas são sempre bem-vindas, e não é de se estranhar que muitas empresas tenham programas de incentivo para tais indicações.

Redes sociais

Nos tempos modernos, a mídia social está entre os métodos mais prevalentes de aquisição de candidatos. “Como jogada de marketing, as empresas frequentemente criam páginas e investem em plataformas de mídia social para atrair potenciais candidatos. Isso incentiva os recrutadores a se manterem atualizados sobre os perfis online de seus seguidores”, afirma um porta-voz. Assim, se houver uma oportunidade de enviar um currículo, é prático aproveitá-la.

Sites dedicados a oportunidades de emprego, como VAGAS.com.br.

Empresas e consultorias dependem fortemente de sites de recrutamento como o VAGAS.com.br para financiamento e gerenciamento de vagas em vários setores. Essas plataformas online servem como fontes vitais de receita para as entidades mencionadas.

De acordo com especialistas, a maioria das empresas oferece áreas em seus sites e páginas de mídia social para envio de currículos. Infelizmente, eles muitas vezes carecem das ferramentas tecnológicas necessárias para gerenciar com eficácia o fluxo de aplicativos. Como resultado, a seleção de funcionários em potencial torna-se um processo árduo e amplamente manual.

Segundo ele, existem inúmeras organizações que o grande público desconhece e que podem interessar a potenciais candidatos. “Os sites de recrutamento servem como uma plataforma para anunciar vagas de emprego para essas empresas”, acrescenta.

Abster-se de entregar pessoalmente 

No passado, entregar o currículo fisicamente era comum, mas agora é considerado obsoleto. Recomenda-se utilizar tecnologia e canais de comunicação como sites e e-mail para iniciar o contato com as empresas. Embora o contato pessoal seja fundamental, ele deve ser reservado para quando os candidatos são convocados para entrevistas como parte do processo de triagem de currículos, segundo o especialista.

Medidas essenciais a considerar ao elaborar seu currículo

Não importa qual meio você emprega para enviar seu currículo, certifique-se de que ele seja bem elaborado e organizado para ter mais chances de chamar a atenção do recrutador. É igualmente crucial adaptar seu currículo ao anúncio de emprego específico, cumprindo os pré-requisitos do contratado, incluindo proficiência no idioma, qualificações educacionais e experiência anterior de trabalho na área.

Para aumentar suas chances de sucesso, é aconselhável adequar seu currículo de acordo com cada candidatura, destacando as habilidades e palavras-chave mais pertinentes. Um especialista recomenda priorizar temas e informações relevantes para destacar seu aplicativo.

A avaliação do currículo pelo recrutador dura em média 7 segundos. Por isso, é imperativo que o documento seja claro, conciso e direto ao ponto. Deve enfatizar suas principais habilidades e responsabilidades, além de satisfazer os pré-requisitos do trabalho em questão.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba ofertas de emprego em seu e-mail hoje mesmo

🟢 Após concluir o processo de inscrição, você receberá um e-mail com mais informações sobre as vagas disponíveis.

WhatsApp Vagas Abertas