fbpx

Dicas de como se vestir em uma entrevista

Autor(a):

Todos nós sabemos da importância de se vestir da maneira correta na hora de participar de uma entrevista de emprego.

Anúncios

Sendo praticamente um requisito essencial aqueles que estão em busca de ocupar a vaga de emprego desejado.

Experiência e o currículo são itens indispensáveis, no entanto, a forma como a pessoa se apresenta no momento da sua entrevista de emprego é tão importante quanto esses dois itens. Logo, você deve ter bastante cuidado na hora de uma entrevista de emprego, sendo necessário aprender como se vestir em uma entrevista.

Anúncios

Isso porque a primeira impressão que o recrutador tem sobre você e a sua imagem são determinantes no primeiro contato, de modo a influenciar positiva ou negativamente a forma como ele irá enxergá-lo.

Se você também quer aprender como se vestir em uma entrevista e aumentar as chances de conseguir uma vaga de emprego, fique sabendo que está no lugar certo.

Isso porque, no texto abaixo, falaremos um pouco mais sobre as regras de vestimenta que devem ser utilizadas, bem como a forma que você deve se comportar na entrevista. Sendo assim, para ficar por dentro de todas essas informações, continue lendo o texto abaixo e saiba mais.

Qual roupa certa para a entrevista?

Existem diversos fatores que podem contribuir com a forma de recrutar das empresas, assim como o perfil que eles pretendem contratar. Isso porque o mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos.

As empresas passaram por reestruturação e aumentaram a sua competitividade. Sendo assim, os candidatos a uma dessas vagas também devem se adequar às mudanças sofridas pelo mercado de trabalho e saber como se vestir em uma entrevista de emprego.

De forma simples, os recrutadores costumam buscar pessoas que possuam um perfil adequado aos objetivos e a própria empresa, bem como a vaga que essa pessoa pretende ocupar.

Uma novidade é que os padrões referentes às empresas e as vagas de emprego acabaram mudando ao longo do tempo. Itens como terno e gravata já não são uma exigência em grande parte das empresas.

Na verdade, algo que é bastante procurado pelos recrutadores e tem grande impacto na sua apresentação é justamente o seu perfil de trabalho, bem como a capacidade de cumprir com aquilo que foi proposto no cargo.

Dessa forma, as contratações acontecem mais por competência, do que propriamente o perfil do candidato.

Abaixo, selecionamos algumas dicas que podem fazer diferença na hora da entrevista de emprego, são elas:

Foque na entrevista

Uma entrevista de emprego é justamente a oportunidade que os avaliadores terão de analisar as habilidades e as competências de um candidato.

Sendo assim, você deve focar nas suas competências e no que você pode fazer para melhorar a empresa, ou seja, o seu diferencial.

Sendo assim, você não deve se destacar pela sua aparência, mas sim, pela capacidade. Nesse caso, utilizar roupas com cores chamativas, informais e com um decote muito grande pode fazer com que o recrutador perca o foco na entrevista.

Sendo assim, você deve utilizar roupas com cores neutras e suaves, assim como optar pelas modelagens clássicas, sapato com salto médio ou sem salto, de cor escura e uma maquiagem leve.

Você deve evitar maquiagem forte, saltos muito altos, roupas curtas, joias em excesso, decotes, de tempos marcantes e cores fortes.

Se adapte a empresa que pretende trabalhar

Uma das melhores formas de saber se a suas vestimentas estão de acordo com a empresa que você está precisar participar da entrevista de emprego é justamente entender qual o tipo de negócio e o perfil das pessoas que fazem parte dessa instituição.

Atualmente, existem empresas com diferentes estilos e perfis, onde muitas delas adotam vestimentas descoladas, enquanto outras optam pelo formal. Isso vai depender bastante da natureza desta empresa, do perfil dos seus dirigentes e do estilo da gestão.

De forma simples, podemos dizer que você deve prestar atenção nas roupas utilizadas pelas pessoas. Se a empresa adotar vestimentas descoladas, utilize esse tipo de roupa. Já se ela anotar vestimentas formais, você deve estar vestida a caráter na entrevista de emprego.

Você precisa “vender” a sua imagem

Na entrevista de emprego, os candidatos precisam entender que eles vendem a sua imagem. Este é um momento onde ele precisa mostrar o seu valor e o diferencial que ele irá desempenhar na empresa. Sendo assim, você também deve escolher uma roupa aqui além de oferecer segurança, combine com a personalidade da empresa.

A imagem que o candidato passou para o mundo indica a forma que ele lida com os problemas. Sendo assim, podemos dizer que as roupas também são consideradas meio de comunicação.

Veja também:
Vagas de Recepcionista disponíveis no Brasil; confira como se inscrever
Vagas de mecânico disponíveis na Petrobras e mais empresas; como concorrer

Aposte no básico

Uma das melhores dicas que podem ajudar a conseguir a tão sonhada vaga de emprego investir no Brasil. Isso porque, você deve dar uma atenção está ao seu corte de cabelo, ao tamanho da sua barba, o estado das suas unhas e das suas roupas, bem como todos os itens que compõem o seu visual na hora da entrevista com o recrutador.

Pouco adianta você saber se apresentar, bem como demonstrar as suas habilidades e qualificações se as roupas utilizadas durante a entrevista estiverem manchadas ou pouco conservadas.

O recrutador é treinado para detectar facilmente todos os seus pontos fracos, de modo que ele possa verificar algum desleixo rapidamente.

Sendo assim, preste bastante atenção em todos os itens que mencionamos para que ele não encontre nada que possa comprometer a sua entrevista de emprego.

Outro ponto que merece destaque diz respeito aos cuidados pessoais e a higiene do candidato, tendo em vista que eles são capazes de mostrar diversos traços da personalidade dessa pessoa.

Logo, você deve cuidar bem da sua aparência, das roupas que você usa, da sua imagem e da sua higiene. Isso demonstra que você terá o mesmo cuidado com o cargo que está prestes a ocupar.

Antes de sair de casa para a entrevista de emprego, se olhe no espelho atentamente e veja se tudo está OK. Se algum fio da sua camisa estiver solto ou encontrar alguma mancha, troca essa camisa por outra e mande ver na entrevista.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba ofertas de emprego em seu e-mail hoje mesmo

🟢 Após concluir o processo de inscrição, você receberá um e-mail com mais informações sobre as vagas disponíveis.

WhatsApp Vagas Abertas