É possível que você tenha ouvido falar em programação e desenvolvimento de softwares, mas como ingressar nesse meio? É necessário ter a noção básica de como começar a carreira de programador, que pode possuir diversos desafios, mas não impossíveis, mesmo para quem não possui conhecimento algum sobre a área.
A área de TI atualmente possui mais vagas do que interessados, mas porque isso acontece? Apesar do alto número de contratantes, as empresas necessitam de desenvolvedores e programadores em diversas áreas, desde desenvolvimento de sistemas, programação web, desenvolvimento de aplicativos móveis, serviços em nuvem, gerenciamento de projetos e muito mais. O intuito deste artigo é guiar você para o início do mercado de programação.
Por onde começar?
A programação existe desde a década de 30. No entanto a abrangência desse mercado expandiu nas últimas duas décadas e para essa área, a Lógica de Programação é o primeiro passo para começar a programar. É de extrema importância que você não pule essa parte, pois a partir da lógica, você poderá aprender qualquer linguagem de programação, ela não varia nem muda, independentemente de você escolher uma linguagem de programação para aprender. Recomendamos o cursoemvideo.com, plataforma gratuita para aprender a lógica.
Em suma, a lógica de programação são algoritmos, como rotinas que fazemos no dia a dia, desde acordar, sair de casa e ir trabalhar, a diferença é que isso é convertido em códigos e em linguagens que o computador interpreta.
E depois de estudar a Lógica de Programação?
Após estudar a lógica de programação, você muito provavelmente vai ter escutado falar de muitas linguagens, que servem para diferentes áreas, como back-end, front-end e Full-Stack. Cada uma possui seu respectivo objetivo, mas não significa que ao escolher um, você não precise aprender nada sobre outro. Por isso vamos aprofundar o que significa cada um
Tipos de desenvolvedores
O back-end está ligado ao desenvolvimento dos “bastidores” de um sistema. Esse tipo de desenvolvedor está atrelado ao banco de dados e arquitetura de softwares e sites, pois ele se comunica com o banco dados do servidor, onde são armazenadas informações de login, endereço, dados e etc. As linguagens mais usadas nesta área são: C, C#, C++, Java, PHP, Ruby, Phyton e JavaScript.
O front-end é a parte onde estamos mais acostumados, a parte visível de um software ou site, como o design, animações e interface, textos e imagens que o usuário se depara ao navegar. É necessário estudar e sempre estar em dia com o que as empresas exigem e qual o objetivo do projeto, pois estes podem mudar de objetivo e é de suma importância criar ideias e soluções. As linguagens mais usadas nessa área são HTML, CSS e JavaScript
Você deve ter percebido que os dois tipos devem estar em sintonia para uma boa experiência para o usuário. É aí que entra o programador Full-Stack, o qual acumula as funções de back e front-end. O termo significa “pilha completa”. Mas apesar do que parece, você não precisará dominar todas as linguagens, pois este profissional atua em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, garantindo uma ponte de comunicação das duas partes das equipes do projeto.
É preciso fazer uma faculdade para se tornar programador?
Não necessariamente, se seu objetivo inicial é aprender todo o vasto conteúdo de desenvolvimento, este está disponível em massa na internet, e cursos gratuitos ou pagos em uma faixa de valor acessível. Como dito anteriormente, as linguagens variam, exigindo apenas a base da lógica de programação. Empresas necessita de programadores, equipes para iniciarem e concluírem projetos. Caso opte por uma faculdade, é recomendado os cursos de Análise de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia de Software. No entanto, uma solução com menos gastos são os cursos online.
Quais plataformas oferece os melhores cursos de programação?
Cursos em Vídeo
O Curso em Vídeo é uma das mais famosas plataformas para aprender programação de forma gratuita, tendo tanto no Youtube como no próprio site, tendo direito ao certificado após realizar uma prova com acertos de mais de 75%. É ideal para iniciantes devido a didática, e diversos exercícios propostos após cada final de aula.
Udemy
A Udemy oferece cursos de programação desde iniciante ao avançado, com faixas de preço a partir de R$ 29,90. É ideal para quem quer aprender linguagens especificas, podendo ter prévias curtas do conteúdo do curso.
acesse : agora
Alura
A Alura oferece mais de 1.000 cursos com uma proposta diferente do comum. A plataforma contém uma assinatura anual com todos os cursos com livre acesso, emitindo certificado durante o período contratado. Dessa forma, depende de seu esforço e como gerenciar seu tempo para agregar no seu currículo diversas áreas de desenvolvedor.
acesse : agora
Khan Academy
Deseja não só aprender a programar, mas também ingressar em outras áreas como aplicações e dispositivos móveis? A Khan Academy serve para iniciantes e estudantes avançados, com aulas focado no aprendizado, prática, relatórios e projetos constantes para o aprendizado.
acesse : agora
Rocketseat
Se você decidiu qual divisão segui, back-end ou front-end, a Rocketseat possui a formação Ignite como também a Discover para alunos iniciantes. Possui a comunidade interativa diariamente com publicação de artigos, saneamento dúvidas e compartilhamento de projetos.
acesse : agora
Code Academy
Quem deseja aprender a programar de forma gratuita, a Code Academy pode ser uma ótima opção, com abordagem prática, exercícios e lições constantes. O foco é em programação Web, com linguagens citadas acima como HTML, JavaScript e PHP.
acesse : agora
Casa do Código
Se você possui o hábito de ler, a Casa do Código ajudará em muito em noções de programação básica pois possui um enorme acervo de livros digitais. O conteúdo dos materiais é voltado especificamente para programadores do Brasil, então é uma ótima opção para se aprofundar.
A partir de agora, depende de você colocar em prática e se aprofundar nesse mundo cheio de possibilidades. Como dito no início, há mais vagas do que profissionais, talvez você tenha percebido o porquê, devido aos inúmeros caminhos a seguir e se especializar, desejamos boa sorte e uma ótima jornada aos futuros programadores.
acesse : agora