O desenvolvimento das diversas soluções para infraestrutura existentes atualmente, traz para a comunidade o entendimento de qual a real importância que uma boa infraestrutura possui em sua vida e rotina nos espaços em que ocupa.
Com o passar dos séculos é possível notar que as sociedades conseguiram evoluir e apresentar diferenças entre si, e como consequência, apresentando diversos tipos de infraestruturas, desde as mais simples, até organizações complexas.
Atualmente diversos equipamentos conseguem favorecer uma melhor estrutura para a população, sendo possível atestar através de documentação cada uma dessas ações, como é o caso do laudo de SPDA, por exemplo, que monitora a proteção contra raios.
Mas estas soluções para infraestrutura demoraram um certo tempo para evoluir até a forma que conhecemos atualmente, afinal, ainda são recentes os casos de grandes cidades com diversos problemas estruturais relacionados a sua infraestrutura.
Problemas com esgotos, construções em locais inadequados ou até mesmo questões de geração de energia, já existem sistemas e equipamentos para evoluir essas questões, indo desde o uso de uma empresa de terraplanagem até soluções administrativas.
Para entender um pouco mais sobre essas soluções é necessário entender o que realmente é infraestrutura e qual a sua importância para a sociedade como um todo.
O que é Infraestrutura?
Todo país, estado ou cidade possuem seus próprios conjuntos de ações ou medidas socioeconômicas que buscam melhorar a qualidade de vida de sua população, esse conjunto de ações é justamente o conceito da infraestrutura.
Se compararmos a infraestrutura de cidades com o que é realizado em um condomínio, por exemplo, poderíamos dizer que é uma responsabilidade da administradora de condomínios, prover uma boa infraestrutura para os moradores.
Desse modo, é responsabilidade da Administração pública criar as Soluções para infraestrutura que atendam a toda a população, sem discriminação geográfica, de raça ou gênero.
Muitos setores estão englobados dentro de uma infraestrutura, abrangendo diversos setores, cada um com uma importância diferente para o ecossistema de desenvolvimento.
Antes de compreender o papel de cada tipo de infraestrutura é necessário primeiro entender a importância que esse fator possui dentro da sociedade.
Importância da Infraestrutura
Quando uma empresa contrata um bom distribuidor de produtos de limpeza ela está buscando materiais para melhorar os espaços em que seus colaboradores frequentam. Esse é o mesmo pensamento do Estado para desenvolver Soluções para infraestrutura.
O desenvolvimento de um bom plano de infraestrutura traz apenas benefícios, afinal com ela tanto a parte econômica, com o incentivo à indústria, quanto a parte social, são assistidas pelas decisões.
Com o investimento realizado na infraestrutura brasileira, será possível aquecer todos os setores do mercado, as aberturas para competitividade nacional e internacional crescem exponencialmente, acompanhando o aumento no investimento dessas melhorias.
Empresas de execução de piso industrial, distribuição de alimentos, construção civil e até mesmo empresas de entretenimento, entre diversos outros segmentos, são diretamente afetadas pela forma que a infraestrutura é tratada.
É preciso, portanto, valorizar e criar cada vez mais novas soluções para infraestrutura e assim melhorar todo o sistema e os equipamentos utilizados para garantir o funcionamento deste setor.
Conheça abaixo alguns dos principais tipos de infraestrutura existentes, e quais as medidas que devem ser tomadas para assegurar seu desenvolvimento.
Principais Soluções para infraestrutura
Um condomínio que realiza a terceirização de limpeza e portaria, pode alcançar diversos benefícios, entre eles a concentração em questões que são o foco do negócio, buscando uma melhor administração de diversas outras questões.
Mas quando se trata de infraestrutura, é inviável para um governo realizar essa transferência, com a importância que pode ser observado, é essencial que esse setor tenha toda a atenção possível, considerando todos os seus tipos e possíveis soluções.
Os principais tipos de Infraestrutura que precisam ser levados em consideração na criação de medidas, são:
- Urbana;
- Econômica;
- Transportes;
- Telecomunicações;
- Saneamento;
- Energética;
- Logística;
- Turística.
Cada um desses tipos de infraestrutura exigem soluções, equipamentos e principalmente orçamentos diferentes para que sejam implementados de forma a contemplar não apenas alguns grupos, mas a população como um todo.
Conheça abaixo as principais características de cada um deles.
Infraestrutura Urbana
Quando pensamos em soluções para infraestrutura urbana estamos falando sobre o conjunto de atividades que funcionam como serviços básicos em uma grande cidade, servindo principalmente para atender a necessidades reais.
Um canteiro de obras que faz um aluguel de betoneira, por exemplo, está buscando resolver uma necessidade da obra, que é justamente a falta do equipamento próprio. Na infraestrutura urbana o objetivo é justamente esse, identificar e solucionar problemas.
Oferecer serviços como água, luz, internet, saneamento básico entre outros está dentro do escopo desse tipo de infraestrutura, podendo então ser considerada como uma atividade de base.
Infraestrutura Econômica
Os desafios de criar Soluções para Infraestrutura econômica são diversos, afinal este é um setor que vai além da preocupação financeira. É necessário que haja todo um sistema de ações que cooperam entre si para gerar um resultado satisfatório na economia.
A partir do momento que essas soluções são colocadas em prática, o impacto sobre a economia será visível.
Usando o exemplo de uma empresa de distribuição, podemos notar que quando uma estrada foi reformada e está em boas condições, um caminhão da transportadora conseguirá passar mais rapidamente e sem precisar de reparos.
Com isso, a produção será mais efetiva e os gastos com o transporte menor. Como podemos perceber, o ajuste feito na infraestrutura das estradas já ocasionou essa melhora na produção, o que resulta em uma evolução econômica.
Infraestrutura de Transporte
A tecnologia chegou a diversos mercados transformando a forma como eles se relacionam com a sociedade, atualmente é comum o uso de um sensor ultrassônico, por exemplo, que oferece extrema precisão na detecção de irregularidades de líquidos.
Essa mesma tecnologia revoluciona o setor de transportes, proporcionando diversas novas formas de locomoção. Garantir que cada uma dessas formas de transporte possa ser usada pela população é uma das principais soluções para infraestrutura de transporte.
Os principais tipos de soluções criadas para este setor são:
- Transporte Rodoviário;
- Transporte Ferroviário;
- Transporte Aéreo;
- Transporte Fluvial;
- Transporte Marítimo.
Cada uma dessas opções de transporte depende de uma junção de ações diferentes, mantendo sempre o objetivo de proporcionar soluções inteligentes e o mais tecnológicas possíveis.
Infraestrutura de Telecomunicações
O Brasil é um país extremamente rico quando se fala em telecomunicações, suas redes de televisão e rádio, por exemplo, são exemplos no mundo inteiro, servindo de referência tanto em distribuição quanto em produção.
Este tipo de infraestrutura consiste basicamente na garantia do funcionamento de redes de transmissão via satélite, redes de telefone, cobertura de internet, difusão das redes televisivas e de rádio, entre diversos outros segmentos.
Os avanços desse tipo de infraestrutura buscam reduzir as disparidades de acesso, principalmente a internet em regiões mais isoladas, e ainda ampliar a estrutura das redes que já existem.
Infraestrutura de Saneamento
A problemática da questão sanitária levanta discussões em todo o mundo, diversos países possuem sério problemas com relação ao recolhimento e também tratamento de esgotos, por exemplo. Mas essa não é uma realidade distante da que vivencia o Brasil hoje.
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, mostram que cerca de 37% dos municípios brasileiros ainda enfrentam endemia e epidemia de doenças que são causadas pela falta de saneamento básico em áreas urbanas e rurais.
Com o objetivo de frear esses problemas as ações da Infraestrutura de Saneamento devem ampliar as ações de tratamento dos resíduos, assim como adaptar todas as regiões para o encaminhamento correto destes rejeitos.
Infraestrutura Energética
Este é o segmento que deve cuidar da distribuição e geração de energia para todo o país, realizando a manutenção das estações e desenvolvendo novas formas de captação de energia, principalmente focando em energias renováveis.
Os desafios para essa atuação são imensos, afinal o Brasil precisa recuperar o posto de país referência em geração de energia, residencial e industrial, pois tem perdido espaço devido a falta de qualidade do serviço entregue e pelo impacto ambiental da geração.
Infraestrutura Logística
Tendo o papel de ser um dos maiores produtores do mundo, sendo fortemente representado pela laranja e pela cana-de-açúcar, o país precisa garantir que as técnicas de escoamento da produção estão sendo satisfatórias.
É com esse objetivo que surge a infraestrutura logística, buscando proporcionar as estradas, portos, aeroportos e até mesmo as hidrovias para aumentar a estrutura e garantir que as já existentes acomodam o volume de produção.
Infraestrutura Turística
Praias, rios, cachoeiras, montanhas, cidades históricas e monumentos são exemplos de pontos turísticos existentes no território brasileiro, a função da Infraestrutura Turística é justamente cuidar destes patrimônios.
A manutenção destes espaços, com a construção de estruturas de suporte aos visitantes e contratação de pessoas responsáveis são medidas que devem ser tomadas visando a preservação, considerando tanto os espaços em si, quanto o seu entorno.
Mesmo diante de todos os desafios de manter uma infraestrutura completa e funcional, é essencial que novas medidas surjam a cada dia, pois é dessa forma que os cuidados se tornarão constantes e principalmente incessantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Confira também:
Tecnologias e serviços para indústrias e construções civis