Um Lockheed L-1011 (China Eastern Airlines 401) transportando 163 passageiros e 13 tripulantes para o Aeroporto de Miami. O experiente piloto Robert Loft estava no comando do voo, com o primeiro oficial Albert Stokes Steele e o segundo oficial (coordenador de voo) Donald Repo abaixo dele.
O voo partiu de Nova York às 9h20, mas o problema surgiu no voo às 11h23. Neste ponto, o voo estava se aproximando de seu destino na Flórida, e a tripulação se preparava para pousar, mas o copiloto Stoke Steel notou um problema com o avião.
Houve um problema com o indicador do trem de pouso no painel de instrumentos do avião que não acendia, preocupando os pilotos. Por fim, a trio acabou se distraindo completamente com problemas com a estação de pouso, e o avião infelizmente caiu por falta de concentração.
Número de mortos
O co-piloto do Stockstill morreu logo após a queda do avião nos maravilhosos Everglades da Flórida. Dois outros pilotos conseguiram sobreviver ao impacto, mas morreram após serem resgatados dos destroços. No voo 401 haviam 176 pessoas no avião, 101 das quais morreram no acidente.