Sabemos da importância mútua de todas as espécies do nosso planeta. Isso porque uma depende da outra para sobreviver.
Logo, para ter um ambiente equilibrado, é necessário que todas as espécies convivam em sinergia, de modo que seja possível manter a perpetuação das espécies ao longo do tempo.
Com isso, temos um ciclo de vida que se mantém graças à cadeia alimentar existente em nosso planeta. Tudo isso faz parte da vida como ela é, ou seja, um ciclo de dependência entre todos os seres.
A cadeia alimentar é um dos processos mais importantes de troca, onde todos os seres vivos podem obter nutrientes essenciais à sua sobrevivência.
Dessa forma, podemos dizer que a cadeia alimentar é responsável por trazer equilíbrio, assim como o sustento de qualquer ecossistema.
Para isso, é necessário passar por três etapas diferentes, são elas: a produção, o consumo e a decomposição. Para seguir, iremos falar um pouco mais sobre a cadeia alimentar e como ela se desenvolve.
Logo, se você quiser saber mais e tirar todas as suas dúvidas, continue lendo o texto a seguir e saiba mais sobre tudo que reunimos a respeito do tema.
O que é a cadeia alimentar?
De forma simples, podemos dizer que a cadeia alimentar nada mais é do que um conceito abstrato usado como forma de representar todas as transferências de matérias e energia no nosso ecossistema. Logo, é através dessa definição que somos capazes de indicar como todos os seres vivos acabam servindo de alimento para os outros. Qualquer cadeia alimentar existente no nosso ecossistema é formada por diversos organismos que podem estar em diferentes posições ou níveis tráficos. Portanto, podemos definir os seres vivos da seguinte forma:
- Produtor;
- Consumidor; e
- Decompositor.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre cada uma delas: