Vários motivos tornam a civilização egípcia fascinante. Desde as plantações, as construções, feitas naquela época, toda a tecnologia desenvolvida até as pinturas, tudo possui um simbolismo e um significado. O grande exemplo disso são os rituais fúnebres. Contudo, as múmias também são um exemplo dessa civilização. As autoridades anunciaram a abertura de 40 múmias no sítio arqueológico de Tuna EL-Gebel, localizado na província de Minya, a 250 km da capital, Cairo. Pelo menos dez delas são crianças e estão em bom estado de conservação.
Porém, essas múmias estavam dentro de câmaras funerárias que foram escavadas nas rochas. Segundo os especialistas, os corpos encontrados pertencem a uma família de classe média que viveu entre os anos 305 e 30 a.C. Veja a seguir os fatos que você provavelmente não sabia sobre as múmias.
Fatos desconhecidos: O preço

Apenas os nobres egípcios eram submetidos ao processo de mumificação. Não era apenas pelo título que isso acontecia, mas também pelo valor da brincadeira. O preço para a mumificação na década de 60-57 a.C, era cerca de 30 quilos de prata, esse valor era considerado o mais caro em época de inflação.
Esse processo custa hoje cerca de R$15,5 mil, porém, as empresas especializadas nesse processo cobram uma média de US $70 mil ( cerca de R$289 mil), a mumificação vai desde entes queridos até animais de estimação.