fbpx

Bandeiras do cartão: o que são, o que fazem e qual a diferença?

Autor(a):

O cartão de crédito é, sem dúvidas, a principal ferramenta de compra dos brasileiros. Um comércio que deseja prosperar e atrair clientes durante o ano todo precisa aceitar as principais bandeiras do cartão e também oferecer diferentes formas de parcelamento. O cartão tornou-se tão popular justamente pela praticidade, que traz benefícios tanto para quem compra produtos nacionais quanto para quem compra importados e necessita de um cartão aceito em vários países. 

Anúncios

Independentemente do rendimento do mês, muitos brasileiros têm um cartão de crédito. Mas o que a minoria faz é estudar as bandeiras oferecidas e incluir no orçamento mensal, o que pode gerar endividamentos ou um cartão que não corresponde com as expectativas. Para entender mais sobre os tipos de cartão e como eles podem se encaixar em um planejamento financeiro, observe as dicas abaixo. 

Bandeiras

Quando se pretende utilizar o cartão para meios de pagamento, seja em uma maquininha PagSeguro, seja de maneira online. Por exemplo, para entender qual cartão atende às necessidades, é necessário entender primeiro quais bandeiras existem e o que elas representam. 

Anúncios

Uma bandeira significa a empresa responsável pelas compras e vendas feitas, ou seja, a organização responsável pelas transações. A bandeira é como se fosse uma ponte entre o comerciante, o titular e o banco, pois toda bandeira precisa estar atrelada a um banco. 

Através da bandeira é possível descobrir se o cartão é aceito em todas as maquininhas, se aceita pagamento via aproximação e se é possível realizar compras e saques em dinheiro em outros países. Para quem pretende viajar, morar em outro país ou realizar compras internacionais. As bandeiras não podem ser apenas um detalhe, mas algo a ser levado em consideração antes de pedir um cartão de crédito.

Como os brasileiros são grandes adeptos ao uso do cartão de crédito, há uma variedade de bandeiras tanto para quem compra dentro do país quanto para quem compra fora. As bandeiras mais populares são Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hipercard. Todas as bandeiras estão atreladas a mais de um banco, pois as instituições financeiras precisam delas para transações de pagamentos.

Para entender como essas transações funcionam, é bom usar o crédito como um exemplo. Quando se faz uma compra em um estabelecimento e o pagamento é em crédito, é como se o banco estivesse pagando por esse produto. Enquanto o usuário do cartão fica em dívida, prometendo retornar o dinheiro até a data de vencimento estipulada no cartão. As bandeiras ajudam na transição de dinheiro, como se pegasse o dinheiro do banco, passasse para o comércio, depois recebesse do usuário do cartão e retornasse o dinheiro para o banco. 

Internacionais 

Para quem quer viajar, entender quais são os melhores cartões internacionais pode ser uma dor de cabeça, mas é mais simples do que muita gente pensa. As bandeiras internacionais também oferecem descontos e benefícios em escala nacional. Por exemplo, algumas bandeiras, não os bancos, oferecem descontos em consumação nos aeroportos e em viagens. 

Não é difícil encontrar alguém falando sobre descontos e benefícios oferecidos por cartões internacionais, mas a maioria desses serviços são oferecidos pela bandeira do cartão, e não pelo banco. Pois como discutido no tópico anterior, as bandeiras são as responsáveis pelas transações. Portanto, elas conseguem oferecer mais variedades de serviços dentro e fora do Brasil e também em aeroportos.  

Para quem já está de malas prontas, o ideal é procurar por uma bandeira que ofereça descontos em serviços essenciais, como seguros de viagens, que visam proteger contra roubo e extravio de bagagem. Sem contar que alguns desses planos até oferecem cobertura de saúde em determinados países. Antes de viajar, é importante saber se a bandeira oferece esse tipo de cobertura para o país que se deseja visitar. 

Nacionais

A nível nacional, é importante estar atento aos juros dos cartões. Eles não são estipulados pelas bandeiras, mas sim pelos bancos. Além dos juros, grande responsável por endividamentos, é importante saber se existem programas de benefícios, por exemplo, acúmulo de pontuações e trocas de serviços.

Benefícios como ganho de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e produtos de beleza são muito populares. Existe até a possibilidade de trocar os pontos, que são acumulados durante compras, por passagens aéreas. Esse tipo de serviço é normalmente oferecido pelos bancos, não pelas bandeiras. 

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *