Se você já é formado em Serviços Sociais e já possui a profissão de assistente social, ou então, tem interesse em ingressar nessa área, mas busca por mais informações que possam te nortear em relação a alguns pontos que você possui dúvidas sobre a profissão Assistente Social?
Saiba que no post de hoje, você terá a chance de conhecer mais informações que te deixarão por dentro de tudo relacionado a essa área, como por exemplo, conhecer as obrigações de um assistente social, os requisitos que a maioria das empresas solicita aos candidatos às vagas para esse cargo, que habilidades esse profissional deve possuir, quanto ganha um assistente social e muito mais.
Portanto, não deixe de acompanhar o post, pois ele poderá ser bastante útil para você!
O que faz um assistente social?
O assistente social é um profissional formado na área de Serviços Sociais. Daí, surge a confusão na mente de muitas pessoas, que acabam acreditando que serviços sociais e assistentes sociais são duas profissões distintas. No entanto, de forma simples e descomplicada, Serviços Sociais é a área estudada para se formar e, assim, se tornar um assistente social.
O melhor de tudo é que o ajudante social tem a oportunidade de trabalhar em diversas áreas. Ou seja, essa profissão não se limita apenas na atuação em órgãos públicos ou privados, mas em ambos. Sendo assim, é possível que esses profissionais possam atuar em áreas como a educação, saúde, direitos humanos, e muitas outras.
Quanto ganha um assistente social?
Algo que é bastante questionado, é em relação ao salário. Sendo assim, tiraremos a dúvida de tantas pessoas que se perguntam quanto deve ganhar um assistente social salário. Atualmente, o valor médio pago a esse profissional é de R$ 2.692,58.
Porém, está em andamento, um projeto que busca alterar esse valor, aumentando-o para R$ 3.730, para uma carga horária de 30 horas semanais. No entanto, é possível que o valor do salário de um assistente social varia de acordo com alguns fatores.
Um exemplo, é o caso de o ajudante social trabalhar em uma escola pública, recebendo um valor diferente de um profissional da mesma área, que atua em uma escola privada.
Além disso, as empresas privadas também podem oferecer salários diferentes. Outro fator que também pode acabar caçoando alterações no valor do salário, é em relação ao estado no qual você trabalha, já que alguns podem oferecer salários melhores que outros.
Veja também:
Quanto ganha um técnico de geladeiras?
Estas empresas estão contratando: veja quais vagas estão abertas
Qual é a função de uma assistente social?
Um assistente social possui diversas funções, ainda mais, ao depender da empresa ou setor no qual ele trabalha. A seguir, você poderá conhecer algumas das principais funções que um ajudante social realiza e assim, ficar por dentro de quais serão suas tarefas, ao começar a trabalhar. Veja:
- Analisa as políticas sociais;
- Faz a consultoria, como também, a assessoria de instituições públicas e privadas, além de organizações não governamentais e, ainda, de movimentos sociais;
- Elabora pareceres sociais;
- Realiza pesquisas relacionados à realidade social;
- Oferece orientação para pessoas, sobre seus direitos sociais;
- Além de criar, planejar e elaborar projetos sociais, esse profissional também pode coordená-lo;
- Atua de forma em que as políticas públicas e os direitos sociais possam ser disponibilizados e se tornem acessíveis para toda a população;
- Além de outras atividades, conforme a empresa na qual irá atuar.
Quais são as áreas que pode atuar?
No geral, a principal atividade de um assistente social e o que ele busca, é garantir não só os direitos, como também os deveres do cidadão. No entanto, ele pode atuar nas mais diversas áreas. A seguir, você poderá conhecer algumas das principais áreas, onde o ajudante social atua e assim, decidir qual delas é a melhor para atuar. Confira:
- Área da Saúde;
- Área da Educação;
- Área de Habitação;
- Área de Empregabilidade;
- Área de Seguridade;
- E outras;
Quais requisitos são exigidos pelas empresas para contratar este profissional?
Para conseguir uma oportunidade de emprego, na empresa que for, você vai precisar seguir os critérios/requisitos que a empresa solicita.
Isso porque, você deve possuir o perfil desejado pela empresa. A seguir, você conhecerá alguns dos requisitos solicitados por grande parte da empresa, ao contratar o assistente social. Conheça-os:
- É necessário ser graduado em Serviços Sociais;
- Se encaixar no perfil buscado em profissionais dessa área e no que a empresa busca;
- Estar por dentro e sempre pesquisar sobre políticas públicas e direitos e deveres civis;
- Você deve possuir registro no CRESS.
Que habilidades e como deve ser a personalidade de um assistente social?
Algumas das habilidades que um assistente social deve possuir, para que assim, possa ser considerado um ótimo profissional e consiga maiores chances de contratação, são as seguintes:
- Ter empatia e se colocar no lugar do outro;
- Ser ótimo ao seu comunicar com as pessoas;
- Ser organizado;
- Gostar de estudar e estar sempre em busca de novos conhecimentos;
- Saber planejar bem;
- Ter raciocínio crítico;
- Entre outras.
Se gostou do conteúdo, deixe o seu comentário!