fbpx

Tecnologias e serviços para indústrias e construções civis

Autor(a):

O número de tecnologias e novos serviços para indústrias não param de crescer, surgindo novas opções a cada dia, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor da construção civil.

Anúncios

A evolução do setor industrial é notável durante os anos, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Na história houveram diversos eventos que contribuíram para que a indústria chegasse ao potencial que detém atualmente.

Quando esse mercado desenvolvido se une à construção civil, é possível então notar todas as contribuições que podem ocorrer. Até mesmo opções que parecem simples atualmente, como uma cobertura em vidro, passou por grande influência da evolução industrial.

Anúncios

Esse crescimento e integração de ambos os setores têm uma forte colaboração da presença constante de inovações tecnológicas, seja modificando processos, criando novos materiais ou melhorando formas de trabalho.

É preciso então compreender o que é e como essa tecnologia afeta os serviços para indústrias e demais processos da construção civil.

O que é a indústria da construção civil?

Todos os processos que envolvem obras e construções, desde um projeto de ar-condicionado até a instalação de pisos, se configuram como elementos da indústria da construção.

Esse setor possui uma das atividades econômicas mais antigas do mundo, afinal existem registros de construções desde os primórdios, com grandes exemplos que resistiram ao tempo, como as Pirâmides do Egito ou a Muralha da China.

Atualmente, todas as ações da indústria da construção estão intimamente ligadas às evoluções das grandes cidades, afinal quanto mais essas cidades se expandem, maior pode ficar o mercado em questão.

Essa indústria consegue também chegar a espaços com menores presenças urbanas, como as áreas rurais, produzindo, por exemplo, tubos para poço artesiano, que são comumente usados em áreas de plantação.

Todos os segmentos que provêm desses serviços para indústrias são beneficiados também pela evolução das tecnologias, que podem facilmente ser implementadas em todos os processos já existentes.

Importância da tecnologia nesse setor

A sociedade atual é altamente guiada pela tecnologia, os dispositivos eletrônicos já se tornaram indispensáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional de toda a população. Essa tecnologia consegue criar novos postos de trabalho e evoluir posições existentes.

Com isso, a criação de novos serviços para indústrias relacionadas à construção civil também é afetada pelo surgimento de novas tecnologias. Na grande maioria dos casos esse impacto é altamente positivo.

O aumento no interesse sobre portaria remota quanto custa e como funciona pode ser um exemplo do quanto as novas relações de sociedade e tecnologia vêm funcionando, sendo os avanços da construção civil um reflexo dessa relação.

Muitos materiais criados recentemente podem ser um termômetro do quanto a tecnologia está integrada ao dia a dia da indústria. Um exemplo disso podem ser os chamados concretos inteligentes, que conseguem realizar até mesmo processos de autorreparo.

Outro exemplo desses serviços para indústrias podem ser os novos sistemas de planejamento que surgem para estreitar relações entre todos os stakeholders das empresas de construção civil.

Até mesmo serviços de pós-obra, como uma manutenção de portão automático, por exemplo, pode ser considerado como herança dessa evolução de mercado.

Toda essa evolução pode resultar em diversos benefícios que podem ser identificados no decorrer das obras.

Benefícios da tecnologia para a construção civil

Quando o assunto são os benefícios da tecnologia em residências ou até mesmo em estabelecimentos comerciais, o mais comum é pensar nos resultantes de dispositivos que podem ser inseridos posteriormente, como um detector de fumaça linear, por exemplo.

Com certeza esses dispositivos oferecem grandes benefícios, contudo desde o primeiro momento da construção já é possível identificar estes benefícios. Na fase de planejamento, execução até o acabamento podem ser identificadas estas vantagens.

Todos os serviços para indústrias podem apresentar variações de benefícios, entre eles:

  • Produtividade;
  • Eficiência;
  • Redução de custos;
  • Qualidade de produção.

A implementação de tecnologias nos processos proporciona a produtividade melhorando as relações de produção, fazendo com que reflita no bem-estar dos funcionários e, consequentemente, na eficiência de toda a produção.

Quando ocorre a implementação de inovações nos serviços para indústrias, toda a cadeia de produção evolui, gerando uma redução de custos, desde o que é dispensado para a produção, até o que se ganha com o aumento da produção.

Os impactos de melhorias não estão apenas na produção, com todas essas evoluções a qualidade do produto também é beneficiada, evoluindo todo o resultado final.

Tendências para a indústria e construção civil

Em diversos setores existiram muitos materiais que surgiram como tendências facilitadoras dos processos. Quando se fala nos tradicionais churrascos de chão, o espeto para costela fogo de chão, por exemplo, já surgiu como uma inovação que facilitava o processo.

Portanto, essas inovações são comuns em todos os mercados, e quando falamos em construção civil, algumas práticas e produtos se destacam entre os demais.

Conhecendo estas tendências será possível entender qual a melhor saída para as necessidades do mercado em questão. Veja abaixo algumas das principais tendências desse setor.

BIM

BIM é a sigla em inglês para Modelagem de Informação da Construção, ou Building Information Modeling. Essa tecnologia consiste em um software que facilita o gerenciamento de projetos, desde o planejamento até as modificações.

Toda a execução do BIM é através de dados, o que pode ser considerado um sistema preciso e que afeta as decisões com uma precisão considerável.

Dentro desse espaço de modelagem surgem diversos outros programas que se tornam altamente úteis, como o Digital Twins, por exemplo, em que é possível criar espelhos de designs físicos de projetos.

Compra de insumos e materiais

Todos os serviços para indústrias executados com o auxílio de tecnologias caminham para gerar uma produção com menores gastos, desde a prévia manutenção de elevador monta carga para evitar gastos futuros até a escolha dos materiais.

Pensando nesse objetivo foram desenvolvidos diversos aplicativos que buscam realizar a comparação de possíveis fornecedores e fabricantes, considerando o tipo de produto e preço, para que as melhores ofertas sejam identificadas.

Dessa escolha será possível realizar a compra do material necessário para a produção e ainda economizar com as ofertas. Essas comparações podem ser feitas para todos os tamanhos de obras ou produções.

Gestão de projetos

A forma que são feitos os planejamentos de ações complexas, como uma construção, por exemplo, define a eficiência que o projeto terá. Do mesmo modo, a execução desses projetos também possuem um grande peso nessa definição de sucesso.

Esse processo de acompanhamento constante consiste na gestão do projeto, e para realizar essa função existem diversos programas, inclusive hospedados dentro do espaço BIM, para controlar todos os processos da obra.

Formas de armazenamento

Todos os documentos gerados no processo administrativo de uma obra possuem grande importância e precisam de um nível de segurança a mais para o seu armazenamento.

Assim as formas de armazenamento em nuvem ganham ainda mais força. Esse é um tipo de armazenamento que pode ser acessado a qualquer momento e em dispositivos diversos, além de possibilitar o compartilhamento de visualizações com outras pessoas.

Essa possibilidade de compartilhamento possibilitará que profissionais de áreas diversas, que estão envolvidos com o projeto, tenham acesso ao documento, facilitando o compartilhamento seguro de informações.

Automação

Para alcançar uma produção em larga escala, é necessário evoluir a forma de produção, anteriormente as fábricas buscavam a contratação de cada vez mais funcionários em diversos setores para suprir essa necessidade.

Mas atualmente a principal saída tem sido a utilização de processos autônomos, garantindo eficiência, manutenção da qualidade e principalmente agilidade da produção, que é o foco inicial de todo segmento.

Essa automação consiste na utilização de máquinas operadas através de controles a distância ou programados, que executam uma função repetidamente. Dentro da construção civil existem diversas máquinas que já são operadas dessa forma.

As aplicações autônomas dentro do mercado da construção podem assumir funções que podem oferecer riscos aos humanos, como a soldagem, por exemplo, oferecendo, além de produtividade, segurança para todos os profissionais.

Uso de softwares e aplicativos

Como visto acima, muitas soluções que facilitam a vida dos profissionais que executam e oferecem os serviços para indústrias são realizadas através de softwares ou aplicativos desenvolvidos com os mais diversos objetivos.

Na maior parte dos casos eles são usados para fins de gerenciamento, o que conecta profissionais distantes, facilita a observação de problemas e agiliza a tomada de decisões, sendo uma aplicação totalmente benéfica para as obras e demais utilizações.

Materiais sustentáveis

Uma das principais preocupações da indústria atualmente é a forma como a sua produção está afetando o meio ambiente. Por esse motivo vem crescendo o desenvolvimento de ações que buscam priorizar a sustentabilidade dentro dos projetos em curso.

No caso das construções, podem ser observados diversas saídas nesse sentido, entre elas o aumento de opções para geração de energia limpa, como a aplicação de placas de captação da energia solar, caracterizando uma preocupação a longo prazo.

Além dessa opção, a preocupação também se aloca nos tipos de materiais usados nos processos, pois selecionam produtos de baixo impacto ambiental, sendo possível colocar essa substituição em produtos essenciais como os blocos, por exemplo.

A tecnologia é essencial para a evolução de todos os setores da sociedade, e o mercado da construção civil está caminhando para se tornar um dos segmentos mais tecnológicos existentes, e como consequência um dos mais eficientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *