fbpx

Pequenas adaptações que deixam sua casa funcional e integrada

Autor(a):

Com as Inteligências Artificiais inaugurando um momento na relação entre humanos e tecnologia, muitas pessoas passam a ver a automação com outros olhos. Isso vai desde procurar eletrodomésticos com desconto que tenham recursos inteligentes, até integrar ainda mais a casa com outros produtos para além das lâmpadas e tomadas smart

Anúncios

Tanto para quem já é entusiasta da casa automatizada há algum tempo quanto para quem é iniciante no assunto, as facilidades só aumentam. Ainda estamos um pouco distantes do cenário dos Jetsons, em que robôs altamente funcionais interagem com humanos em tarefas cotidianas.

No entanto, já é possível desfrutar de diversas vantagens de um ambiente mais integrado, adaptando as funções conforme cada necessidade. Neste artigo você conhece um pouco mais sobre essa prática cada vez mais comum, e como transformar aos poucos sua casa em um lugar mais funcional com a ajuda da tecnologia.

Anúncios

O que significa ter uma casa funcional e integrada?

A automação residencial despontou como tendência em diversos setores: tecnologia, arquitetura e decoração, segurança, eletrodomésticos e, claro, entretenimento. Quando falamos em funcionalidade, nos referimos a aspectos como organização e praticidade, mas também ao uso de dispositivos para ajudar nessa tarefa. 

Em relação à integração, podemos dizer que é a possibilidade de controlar diferentes pontos da casa, por meio de um smartphone ou tablet devidamente configurados. Uma casa integrada permite que um usuário defina um horário (geralmente chamado de rotina) para que as luzes se acendam, a cafeteira seja acionada e uma playlist toque em um determinado cômodo, por exemplo.

Internet das Coisas (IoT)

Com a chegada da conexão 5G, ainda se discute sobre a viabilidade da internet das coisas. De forma simples, ela permitiria que veículos, eletrodomésticos, smartphones e diversos outros produtos eletrônicos se comunicassem usando uma frequência de rede em comum. 

Na prática, o que é possível realizar em uma casa automatizada hoje, seria possível em bairros e até mesmo cidades inteiras. Mas enquanto isso não acontece, você descobre como adaptar a sua casa de diferentes maneiras, explorando as funcionalidades de um ambiente integrado e aplicando em rotinas que tornam sua vivência mais prática.

Leia também:
Como preparar a parede antes de pintar?
Empreendedorismo de impacto – Como criar negócios lucrativos e sustentáveis
7 Dicas Para Melhorar A Sua Produtividade No Trabalho

Como automatizar a casa gastando pouco

Com o passar do tempo, vários dispositivos com recursos inteligentes foram ganhando versões mais acessíveis no mercado. Hoje é possível equipar a casa com o básico para uma integração realmente funcional, gastando relativamente pouco. Listamos alguns dos acessórios essenciais para automatizar a sua casa,  e que podem ser combinados entre si.

Assistentes virtuais

Presentes nos smartphones e cada vez mais na casa das pessoas, as assistentes virtuais são muito mais que simples caixinhas de som. Elas permitem o controle por voz de diversos itens compatíveis, como lâmpadas, eletrodomésticos, fechaduras digitais e ainda localizam objetos identificados com tags.

Tomadas e plugues inteligentes

Eles adaptam produtos ”convencionais” da casa para que funcionem com o sistema de automação. Com eles, é possível configurar uma cafeteira para preparar seu café sempre no mesmo horário, criando uma configuração dentro do aplicativo dedicado. Além disso, eles podem ajudar na economia de energia, desativando aparelhos sem uso após um período.

Lâmpadas inteligentes

Elas lideram a lista de produtos mais procurados por quem busca integrar a casa aos poucos. Com uma ampla opção de cores e programações de luminosidade, as lâmpadas inteligentes evitam que você esqueça a luz ligada ao sair de casa, já que podem ser controladas à distância por aplicativo.

Eletrodomésticos sustentáveis

Uma das principais funções dos eletrodomésticos mais atuais é evitar o desperdício de água e energia elétrica. Otimizados para consumir esses recursos apenas durante o uso, eles podem se integrar a outros dispositivos como assistentes virtuais, emitindo notificações de quando o filtro precisa ser trocado, relatórios de consumo elétrico e até mesmo dicas de conservação.

Sistemas de segurança automatizados

Por fim, mas não menos importante, estão as fechaduras e sistemas eletrônicos de segurança. Perder a chave não é mais um problema, já que a abertura da tranca pode ser feita com um smartphone autorizado, por biometria e até mesmo comando de voz. 

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *