fbpx

Introdução alimentar e saúde bucal: cuidados desde a 1ª infância

Autor(a):

Cuidar da dentição é uma tarefa que deve ser priorizada desde a primeira infância. Isso porque, os cuidados adotados nesta fase podem garantir um desenvolvimento saudável dos dentes do bebê. 

Anúncios

Isso, por sua vez, fará com que você se torne um adulto com um sorriso não só estético, como saudável também. 

No geral, é sempre importante destacar a necessidade de determinados cuidados com a dentição de bebês e crianças pequenas. 

Anúncios

Isso porque, muitos pais acabam negligenciando essa questão justamente por acreditarem que não precisam se preocupar com os dentes de leite dos pequenos, já que esses elementos dentários vão cair naturalmente. 

Entretanto, essa crença não passa de uma falácia para ludibriar os pais, já que doenças adquiridas nessa idade, como a cárie infantil como tratar, podem ocasionar em problemas sérios nos dentes permanentes dos pequenos, que por sua vez podem nem chegar a nascer. 

Para evitar essa situação, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos cuidados com a dentição da criança na primeira infância. 

Então, veja quais são as doenças bucais que podem comprometê-la, bem como formas de tratamento e prevenção, além de algumas dicas do que fazer para garantir a saúde bucal de seu filho, através do dentista para bebe

Qual a importância do dentista na introdução alimentar?

Levar o seu filho ao dentista por si só já tem uma importância. Isso porque, consultas regulares a esse profissional traz diversos benefícios, como evitar o surgimento de problemas bucais, fazer avaliações e manutenções de problemas nos dentes. 

Além de detectar doenças em seu modo inicial e tratá-las da maneira mais fácil, por exemplo. 

Entretanto, para além disso, tratando-se especificamente do odontopediatra, sua participação torna-se ainda mais relevante na vida do bebê para acompanhar e coordenar o desenvolvimento de sua dentição. 

Tudo isso ocorre com o objetivo de evitar que os pais tenham que se preocupar com questões, como pesquisar por aparelho lingual preço.

Em suma, o odontopediatra é um profissional que vai dar dicas de como introduzir a higiene bucal. Essa é uma questão extremamente importante, principalmente durante a fase de introdução alimentar da criança. 

Veja também:

Como se tornar um Vendedor Externo: O que faz, salário, carreira

O que faz um Representante Comercial? Qual o Salário?

Almoxarife: Veja o que faz, quanto ganha e mais informações do cargo

Qual o papel dos pais para introdução alimentar?

Os pais de uma criança tem uma responsabilidade enorme sobre a vida daquele ser em todos os aspectos, inclusive no contexto de saúde bucal. 

Isso porque, uma criança não tem autonomia suficiente ou consciência para entender a importância que os dentes têm em sua vida e em como é preciso cuidar deles. 

Sendo assim, além de se preocupar em levar seus filhos em um odontopediatra, também pode ser um especialista em odonto estética

Também é preciso se preocupar com a sua introdução alimentar e higiene bucal, buscando a opinião, avaliação e dicas de um profissional dentista. 

Isso porque, a maioria das doenças bucais estão relacionadas com a atuação de bactérias e microrganismos, que por sua vez atuam de maneira intensiva justamente pelo resto de alimento nos dentes. 

Além disso, também é importante saber que alguns alimentos favorecem a atuação dessas bactérias, que é o caso de comidas ricas em glicose e carboidratos, principalmente alimentos como doces e refrigerantes. 

Quando deve ser iniciada a higienização bucal dos bebês e quais as orientações a serem dadas pelo dentista?

Apesar de muitas pessoas não saberem disso, a verdade é que a higienização bucal deve começar quando a criança ainda não possui dentes, ou seja, quando ainda é um bebê recém-nascido. 

Isso porque, apesar de não terem dentes em si, é importante que os pais se preocupem com a higiene adequada das gengivas dos bebês, que por sua vez pode ser realizada através de uma gaze. 

Dessa forma, à medida em que os dentinhos forem nascendo, é importante escová-lo desde sempre. 

Maiores orientações a respeito de como essa escovação deve ser feita podem ser solicitadas ao odontopediatra, uma vez que é preciso manter consultas regulares ao profissional, que podem começar a partir dos 6 meses da criança. 

Importância da escovação dental infantil?

Assim como já mencionado anteriormente, a escovação é uma das principais bases da manutenção da saúde bucal. 

Portanto, se não quer se preocupar com questões como: quanto custa uma extração de dente, é importante manter a higiene bucal das crianças em dia. 

Isso porque, apenas ela é capaz de evitar cerca de 90% de todas as doenças bucais que podem assombrar a saúde bucal dos pequenos. 

Vale a pena destacar que, mesmo com dentes de leite, as crianças podem apresentar:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Placas bacterianas;
  • Periodontite. 

Desse modo, é importante ter cuidados frequentes com a higienização das crianças e dos bebês para que eles tenham sempre uma saúde bucal em dia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *