fbpx

Entenda o que é cisto periodontal lateral e cisto gengival do adulto

Autor(a):

Geralmente as pessoas observam que existe uma pequena bolha em sua boca, mas por muita das vezes não sabem o que é, se pode ser tratado ou até mesmo o que se deve fazer.

Anúncios

Leia esse texto e entenda alguns cuidados com esses tipos de cisto.

O cisto periodontal lateral geralmente é visto em pacientes entre a quinta e a sétima década de vida, sendo mais comum no sexo masculino e a sua localização anatômica preferencial se dá em torno do canino e do segundo pré-molar inferior.

Anúncios

Comumente, ele está entre pré-molares inferiores e caninos, esse nome periodontal lateral, porque ele está localizado lateralmente as raízes do dente e o gengival, porque se encontra na gengiva.

É importante lembrar que essa lesão do periodontal lateral, é um cisto odontogênico do desenvolvimento, ou seja, não tem nada a ver com a inflamação, ela não desencadeia o seu aparecimento, é importante reafirmar isso, porque o nome pode gerar uma confusão, diferente do cisto gengival que ocorre por um ataque infeccioso.

Quais são os tipos de cistos?

Existe uma classificação dos cistos, é muito importante que você saiba diferenciar qual o cisto está em qual classificação e existem alguns tipos, nessa área tão grande de cistos, que são eles:

  • Cisto lateral;
  • Cisto periodontal residual;
  • Cisto periodontal;
  • Cisto gengival.

Clinicamente, cisto gengival do adulto ele é extra ósseo ou seja, está em tecido mole e consequentemente, o profissional não irá encontrar nada na radiografia, a não ser uma leve lucidez por causa de uma erosão, mas às vezes nem é possível visualizar.

Já o cisto periodontal lateral, ele por ser intra ósseo é possível visualizar uma radiolucidez dentro daquele osso porque é um cisto que está saindo numa região que já houve reabsorção óssea. 

É Importante o acompanhamento com um profissional, porque se houver o desenvolvimento, o paciente poderá sofrer com a perda de dente ele precisará investir em um implante dentário para que a sua saúde estética fique em dia.

Veja também:

Introdução alimentar e saúde bucal: cuidados desde a 1ª infância

Como se tornar um Vendedor Externo: O que faz, salário, carreira

O que faz um Representante Comercial? Qual o Salário?

Quais são os sintomas desses cistos?

Os cistos podem ser divididos em desenvolvimento ou inflamatórios, que são aqueles associados a inflamação, existem diversos tipos de cistos em desenvolvimento, mas para diagnosticar, é necessário associar as características clínicas, para que siga o diagnóstico preciso.

O cisto periodontal lateral está localizado no osso, especificamente na área do tecido mole. É importante ter ido ao especialista, pois geralmente aparecem nódulos que são indolores e o paciente pode precisar de imediato de uma prótese dentária.

O período da lateral já seria parte do tecido ósseo em si, podendo desenvolver ao longo da superfície radicular lateral de um dente, sendo intraósseo e acontecer na região antes dos pré-molares, podendo ser identificado na radiografia, fazendo com que o paciente tenha dor e vermelhidão no local.

Dentro do periodontal lateral, existe uma variante chamada botrióide, dentro dele existem vários cistos, é importantíssimo e ir até o dentista, pois pode haver uma absorção óssea, fazendo com que o paciente sofra a perda do elemento dentário tenha a necessidade de colocar uma prótese fixa.

Quais são as formas de tratamento?

O especialista poderá indicar e iniciar o tratamento no paciente, podendo recomendar cirurgia para esse tipo de cisto, porque geralmente é composto por um acúmulo de líquido, assim o cirurgião faz uma punção, ou seja, coloca uma agulha na região e puxa, virar uma secreção e é uma característica que exemplifica um tipo de cisto.

Se o cisto é muito grande e já teve uma redução óssea, fazendo com que o paciente tenha que saber quanto custa um implante dentário, ele corre um risco de fratura da sua mandíbula, então, você tem um cisto muito grande, poderá ter complicações se ele não for atrás do especialista e, até mesmo, poderá perder a dentição.

Muitas vezes, ou especialista abre uma janela óssea na região do cisto, e o dentista pode colocar como se fosse uma borrachinha para manter o espaço aberto na região e, a partir disso, tem uma comunicação da parte interna do cisto com a parte externa, que é a boca, e o cisto começa a diminuir.

Geralmente esse cisto não volta mais, porque ele está associado a um dente, e se você não possui mais esse dente, dificilmente ele terá o retorno. Sem qualquer problema, o paciente poderá ver a evolução do implante dentário antes e depois, porque fará muita diferença.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *