Iniciar qualquer projeto de reforma dentro de casa requer tempo, investimento e conhecimento para garantir que todo o trabalho tenha um resultado satisfatório. Dessa forma, para não perder o investimento no material para obra, é importantíssimo saber como fazer uma boa pintura em parede, preparando-a para receber a tintura e mantê-la intacta por bastante tempo.
Portanto, se está pensando em modificar a cor de algum ambiente do seu lar ou pintar pela primeira vez uma parede rebocada, continue a leitura para descobrir quais são os cuidados necessários para deixar o acabamento em perfeito estado.
Quais cuidados tomar ao pintar a parede?
Antes de começar a pintar a parede, esteja ciente que a preparação da parede é um passo fundamental para deixar o acabamento digno de um serviço profissional. Além disso, saber quais materiais usar, também contribui para uma finalização perfeita da parede.
No entanto, vale lembrar que para obter a qualidade e um efeito prolongado da cor, não é necessário somente utilizar materiais bons, mas também é essencial saber como deixar a parede no ponto ideal para receber a tinta. Principalmente, as paredes antigas, que devido a mofos e infiltrações precisamos refazer os rebocos.
Nesse caso, inicia com o conserto da origem do problema a fim de evitar que ressurjam, estragando a tintura. Já para as paredes novas, ter cuidado ao nivelar as superfícies para retirar as imperfeições que podem aparecer quando pintadas diretamente por cima do reboco.
As paredes externas precisam redobrar a atenção, por causa da exposição a chuvas e sol, elas ficam sujeitas a descascar com mais facilidade. Ao pintar uma parede nova, limpe toda poeira da parede para não estragar o serviço futuramente e utilize os seladores para uniformizar a superfície e unir as partículas que possam estar soltas e que podem prejudicar a pintura.Por último, mas não menos importante, siga as recomendações do fabricante para não comprometer o resultado e qualidade do produto.
Para tratar uma parede mofada, faça uma limpeza adequada, misturando a água sanitária diluída 1:1 em água limpa para remover mofos e manchas, somente após essa limpeza e secagem pode pintar sem problemas. Geralmente, essa a lista de materiais recomendadas para a execução do trabalho:
- fundos preparadores para repinturas;
- seladores para paredes no reboco;
- massa corrida e tinta PVA somente para áreas internas;
- massa e tinta acrílica para ambiente internos e externos;
- rolo de lã para pintura;
- braço para rolo de lã;
- bandeja para pintura;
- espátula de aço;
- escova de aço;
- desempenadeira de aço;
- lixa.
Passo a passo para pintar a parede
Como dito anteriormente, uma parede virgem pode conter imperfeições, por isso é indispensável a utilização da seladora e massa corrida.
1 – Parede lixada
Lixar a parede com intuito de remover as partes mais grossas acumuladas no reboco. Essas áreas devem ser eliminadas a fim de remover o excesso para não prejudicar a duração da pintura. Após isso, passe a vassoura para retirar toda poeira da parede, pode substituir a lixa pela escova de aço.
2 – Sele a parede
O selador impede que os resíduos da areia se soltem do reboco e se fixem na tinta. As paredes novas absorvem bastante tinta, por isso a função do selador, além de unir partículas soltas, é economizar na aplicação da tinta, assegurando bom resultado. Atualmente, no mercado há os com pigmentos e os transparentes, ambos desempenham o mesmo papel, no qual o pigmentado cobre as manchas e transparente apenas absorve sem alterar a aparência.
3 – Aplicação da massa corrida
Tem como objetivo uniformizar a parede, ela pode ser aplicada tanto em paredes internas como externas, são utilizadas após o uso do selador. Seja em paredes novas ou pintadas, a massa corrida proporciona um acabamento ótimo à pintura. Ela corrige as imperfeições, rachaduras na parede, descascados e texturas desniveladas. Além de reduzir a porosidade da parede. Lembre-se que depois de aplicar a massa corrida e esperar o tempo de secagem, é necessário lixar a superfície, fazer a limpeza e depois utilizar um fundo preparador de paredes antes de aplicar a tinta de acabamento.
4 – Pinte a parede
O último passo é tingir a parede com a coloração desejada, após todos as etapas anteriores realizadas, passe pelo menos duas demãos de tinta de acordo com as orientações do fabricante.
Em caso de repintura, utilize o fundo preparador, ele proporciona maior aderência a tinta em paredes descascadas, de gesso, pintadas com cal, pois a função dele é reagrupar as partículas soltas, o que gera economia de tinta ao pintar.