fbpx

Cabelos e unhas crescem após a morte?

Autor(a):

O que aponta os fatos?

Com uma composição a base de um material altamente resistente queratina, cabelos e unhas demoram mais para se decompor depois que morremos. Por isso não é incomum encontrar cabelos, unhas e pelos “perfeitos” após as escavações. Como, por exemplo, o bigode do pintor Salvador Dalí, ainda em seu estado clássico, voltado para cima, em uma escavação com mais de 30 anos após o mesmo morrer.

Anúncios

“Participei de várias exumações e encontrar cabelo e unha é comum”, falou, Marco Aurélio Guimarães, médico e professor de Medicina Legal da USP em Ribeirão Preto (SP).

No entanto, cabelos e unhas eventualmente se decompõem, explica o especialista. “O tempo varia, mas se entrar em contato com o solo, a degradação é mais rápida”, disse. “Já fiz exumação com 3 anos de sepultamento e não encontrei material, mas também presenciei cabelos e pelos em cadáveres após 40 anos”.

Anúncios

No geral, o material é encontrado solto em urnas e caixões à medida que a pele que gruda no cabelo e nas unhas se rompe. “O material só fica preso ao cadáver se a pele é preservada por processos químicos feitos antes do sepultamento ou por características especiais do solo”.

Anúncios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba ofertas de emprego em seu e-mail hoje mesmo

🟢 Após concluir o processo de inscrição, você receberá um e-mail com mais informações sobre as vagas disponíveis.

WhatsApp Vagas Abertas